publicado em 4 de Novembro de 2011 às 14:38 - Notícias

Venda de procedimentos médicos de risco pela internet preocupa a SBD

03/11/2011

Assessoria / WQ

 

Com um público de mais de 600 pessoas, teve início na quarta-feira (02) em Campo Grande a 13ª Radeco (Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste), evento que durante três dias irá promover o debate a respeito dos avanços diagnósticos e terapêuticos nesta área da medicina. A venda de procedimentos estéticos de risco por meio de sites de compra coletiva também provocou discussão entre os congressistas e membros da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

“Nos causa muita preocupação a comercialização de procedimentos médicos em sites de compra coletiva e por meio de outros tipos de anúncios, promovidos por pessoas que não possuem habilitação para realizar esse tipo de intervenção”, disse Augusto Brasil, presidente do congresso e da regional de Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo ele, enquanto esses sites estavam promovendo apenas a venda de produtos não havia nenhum problema. “A comercialização de cosméticos registrados e aprovados pelos órgãos encarregados de fiscalizar esse segmento da indústria não apresenta nenhum problema. No entanto, a venda de serviços, de procedimentos médicos de risco, é uma situação que nos causa preocupação”, argumentou.

Augusto Brasil disse que quando a SBD recebe ou identifica a existência de procedimentos que ferem a ética médica ou que coloque em risco a vida das pessoas, esses casos são encaminhados para o Conselho Regional de Medicina. “Quando existem colegas promovendo procedimentos eticamente incorretos, denunciamos a situação, mas em determinados casos, quando se trata de pessoas que nada têm a ver com a área médica, pouco podemos fazer”, explicou.

Nesses casos, na eventualidade de alguma pessoa ter a sua saúde prejudicada, o caminho é a denúncia às autoridades para que estas possam tomar as providências necessárias. O CRM proíbe a venda de procedimentos médicos por meio de sites de compra coletiva. No site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) são inúmeras as denúncias de pessoas que adquiriram esse tipo de serviço e que foram financeiramente prejudicados.

“Felizmente os prejuízos, na maioria dos casos, por enquanto, é apenas financeiro”, finalizou Augusto Brasil.

Agenda:
No primeiro dia do evento os temas abordados foram calvície em homens e mulheres, tratamento cosmético dos cabelos, transplantes, manejo e tópico sistêmico da acne, correção de cicatrizes, estrias, peeling, toxina botulínica e preenchedores.

Divulgação
Augusto Brasil, presidente do Congresso

Palestrantes de São Paulo e do Rio de Janeiro se manifestaram nesta quarta-feira, focada em módulos teóricos.

    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Radiologia de Mato Grosso do Sul
    Rua Maracajú, 371, Campo Grande-MS - 79002-214, Telefone: (67)-3384-5972/(67)-9292-1704 - email:sinterms@sinterms.org.br
    Todos os direitos reservados a “sinterms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas