Está em fase de conclusão a instalação do setor de imagens do PAM (Pronto Atendimento Médico) de Dourados, município localizado a 225 km de Campo Grande. A obra foi iniciada no ano passado para garantir o funcionamento do novo aparelho raio-X, comprado em 2010, mas que nunca entrou em operação por falta de espaço adequado.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o setor de imagens, com quase 200 metros quadrados, terá duas salas para radiologia e duas para ultra-sonografia, sanitários, recepção. Também serão disponibilizadas outras dependências para garantir a privacidade e comodidade dos pacientes que serão submetidos aos exames.
Toda a estrutura da sala onde o aparelho será instalado foi edificada com material isolante à radiação e o sistema elétrico foi reforçado para o funcionamento do novo equipamento. Conforme a coordenadora do PAM, Leila Marlei Crisanto, está programada para esta semana a visita do técnico da empresa responsável pela instalação do novo aparelho raio-X.
O técnico vem do Paraná para vistoriar o local e realizar um check-up da obra para a instalação do equipamento, considerado de alta tecnologia e qualidade, com capacidade para maior número de exames. A concretização da obra visa melhorar atendimento à população.
Obra
O acabamento do setor de imagens inclui a instalação de acessórios e a pintura do prédio. Algumas paredes já receberam tinta e os vidros foram colocados. O local destinado à recepção e a sala onde os procedimentos devem ocorrer foram ampliadas e vão oferecer mais conforto aos usuários. Uma sala também está sendo construída para os profissionais que elaboram os laudos, serviço feito anteriormente fora do prédio.
Devido às obras, os exames de raio-X estão sendo feitos em clínicas e laboratórios particulares, contratados pela prefeitura através de chamada pública. A coordenadora do PAM explica que os casos que necessitam desse exame são encaminhados pelas unidades de saúde ao PAM, que autoriza o procedimento nos prestadores de serviço.