13/02/2012 16:24
Noticiasms/MA
A Secretaria do Estado de Saúde (SES) publicou nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial, a resolução nº 9 que institui o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs/DVS/SES/MS, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
O Cievs tem como objetivo definir estratégias que possam subsidiar a tomada de decisões pelas esferas competentes, visando prevenir e/ou minimizar situações que gerem risco à vida da população. Funciona também como ferramenta de trabalho fundamental para coordenar o sistema nacional de vigilância em saúde.
Seu foco principal é o acompanhamento de um conjunto de doenças, que por seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessita de monitoramento constante por parte do Ministério da Saúde.
Além disso, o Cievs acompanha a ocorrência de "agravos inusitados" e doenças infecciosas, que são casos ou óbitos de doença de origem desconhecida ou alterações no padrão epidemiológico de doenças conhecidas, momento indicativo de uma emergência em saúde, além de situações de emergências epidemiológicas de natureza infecciosa, catástrofes e outras, com conseqüente irrupção de surtos e epidemias causados por inúmeros agentes de natureza tóxica, infecciosa ou desconhecida.
A resolução nº 9 trata ainda da necessidade de criação no âmbito estadual de um serviço estratégico de informação e ação em saúde pública no intuito de evitar ou suavizar o surgimento de eventos que coloquem em risco a população do Estado, bem como estabelecer articulação permanente junto à Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) e ao o Cievs do Ministério da Saúde.
A equipe técnica do Cievs contará com dois plantonistas, sendo um deles coordenador e um técnico administrativo. Apenas técnicos da equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde poderão ser designados como plantonistas, segundo a resolução. A publicação completa está no Diário Oficial de hoje.