Neste mês, acontece o movimento mundial Outubro Rosa. É momento de conscientização sobre a importância dos exames preventivos contra o Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres.
O SINTERMS destaca a importância do profissional da área de radiologia no momento da mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).
A recomendação do Ministério da Saúde é de que em geral deve-se fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade, com um intervalo entre os exames de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.
O auto-exame das mamas também é fundamental para a prevenção pois neste caso a mulher pode encontrar alterações como caroços no seio. Neste caso, independente da idade, deve procurar imediatamente atendimento médico. Quanto antes a doença for identificada, maiores são as chances de cura. Veja abaixo como realizar o auto-exame.
Fonte texto: SINTERMS