Parado há três anos, o atendimento na radioterapia do Hospital Universitário de Campo Grande vai retornar ainda nesta semana. A decisão saiu de encontro na manhã desta segunda-feira (8), dia que marca o Combate Mundial contra o Câncer, em encontro na oncologia do hospital.
A radioterapia do HU parou de funcionar em 2010, sendo retomada por apenas um mês em meados de 2011. O problema, segundo o hospital, é em uma pastilha de cobalto, item essencial para o funcionamento da radioterapia.
A volta do atendimento ocorre após pressão da Prefeitura Municipal, que destina pouco mais de R$ 2 milhões mensais ao HU. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), serão atendidos aproximadamente 30 pacientes diariamente no hospital.
“Tivemos uma reunião hoje pela manhã, e o acordado foi o retorno dos atendimentos já nesta semana”, comentou Ivandro Fonseca, secretário da Sesau. “Foi uma determinação do prefeito (Alcides Bernal, do PP) que cobrássemos a volta da radioterapia no HU, já que também contribuímos com o hospital”, completou.
Nesta segunda, uma equipe do Ministério da Saúde chegou à Campo Grande, onde vai realizar capacitação de servidores do HU que vão trabalhar na radioterapia.
Serão tratados três tipos de câncer no HU, o de cabeça, de pele e de pescoço. O hospital e a Sesau estão realizando estudos para verificar qual a demanda reprimida de pacientes em Mato Grosso do Sul.
8 de abril
Para chamar a atenção de todas as nações sobre importância da discussão sobre a doença e instituir políticas de prevenção, foi instituído o Dia Mundial do Combate ao Câncer, 8 de abril.
No Brasil, no ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.