publicado em 21 de Dezembro de 2016 às 08:12 - Notícias

Tá na Mídia: Sem receber 13º, funcionários da Santa Casa param atendimento

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Sem 13º salário na conta, pelo menos 50% dos funcionários da Santa Casa, entre enfermeiros, técnicos de radiologia e do setor administrativo, estão parados em protesto nesta manhã (21), em Campo Grande.

De acordo com a secretária geral do Sindicato de Enfermagem, Keyla Flores, que trabalha há 13 anos na unidade, até o momento o hospital não passou uma posição sobre os pagamentos. Os trabalhadores vão parar por três horas, nos três turnos. “Caso a situação não se resolva, a categoria vai acionar o MPE (Ministério Público Estadual) e MPT (Ministério Público do Trabalho).

Conforme a assessoria da Santa Casa, o 13º ainda não foi pago porque a Governo Federal não fez o repasse do Fundo Nacional de Saúde. O último foi feito no dia 8 de novembro.

O recente empréstimo de R$ 15 milhões feito pela Santa Casa de Campo Grande não foi suficiente para garantir o pagamento do 13º salário dos trabalhadores do maior e principal hospital de Mato Grosso do Sul. O prazo final para realizar o pagamento venceu na terça-feira (20). Ontem, por meio de nota, a diretoria da unidade, informou que o pagamento poderá ser feito apenas depois do dia 25 de dezembro.

Os recursos do empréstimo, firmado com a Caixa Econômica Federal, foram usados para quitar pagamentos atrasados. Além disso, a pPefeitura de Campo Grande - que é a gestora plena da saúde pública na Capital - e Santa Casa não acertaram o valor do contrato.

O contrato está vencido e o hospital pleiteia aumento de R$ 7 milhões no valor, pois opera com déficit. Outra alternativa é que o Pronto Socorro passe para a gerência da prefeitura, reduzindo então o valor do repasse financeiro.