publicado em 2 de Junho de 2017 às 14:36 - Notícias

Sindicalização, Radioproteção e Aposentadoria Especial foram temas de discussão em palestra do SINTERMS

Na noite do dia 01 de junho, o SINTERMS realizou Palestra para profissionais e acadêmicos a área de Radiologia, em Campo Grande, no Auditório Carroceiro Zé Bonito - Santa Casa, Campo Grande-MS. Mais de 100 pessoas participaram e interagiram com os palestrantes. Abaixo, acompanhe pontos que foram explanados na palestra.

Importância do Sindicato

O presidente do SINTERMS, técnico em radiologia médica Fabrício Costa (foto abaixo), abordou a importância da sindicalização para a defesa dos direitos trabalhistas. Além disso, apresentou as diferenças entre sindicato e conselho de classe.

“O Conselho tem a função de fiscalizar as irregularidades da profissão, nós do sindicato não temos essa prerrogativa. Mas, no momento em que recebemos denúncias que dizem respeito à fiscalização, comunicamos o Conselho para que busque soluções. Ao sindicato cabe a luta pela garantia dos direitos dos profissionais, atuamos na questão jurídica com ações judiciais para fazer valer o que a lei estabelece aos trabalhadores, orientamos os trabalhadores, realizamos homologações e também fazemos a parte social, como a realização desta palestra para possibilitar a aprendizagem permanente. Neste momento, com as propostas das Reformas trabalhista e previdenciária é anda mais importante que os profissionais estejam sindicalizados, com objetivo de fortalecer o SINTERMS defesa da categoria.

Radioproteção

O físico médico em radioterapia, Mizael Carlos Alencar (foto abaixo), ministrou palestra  sobre a Radioproteção, destacando que a radiologia de fato expõe os profissionais e pacientes a riscos à saúde, no entanto que a boa cautela dos trabalhadores e instituição podem reduzir e muito esses riscos, com a utilização de equipamentos adequados, prevenção com inspeções periódicas nos aparelhos e cumprimento dos protocolos de segurança e diretrizes de radioproteção.

“A rotina de segurança deve ser incorporada no cotidiano do trabalho, sabemos que a realidade é difícil, imprevisível, mas não podemos abrir mão da nossa segurança, caso contrário estará acumulando riscos”, enfatizou Mizael.

Requisitos para aposentadoria Especial

O advogado Dr. Cláudio Miranda (foto abaixo), explicou minuciosamente os requisitos e enfrentamentos para a aposentadoria especial dos profissionais da saúde. Segundo o advogado, o governo e órgãos públicos não divulgam a aposentadoria diferenciada, tanto que em 2015 apenas 617 profissionais da saúde de Mato Grosso do Sul e São Paulo pediram aposentadoria especial. Já em 2016 o número subiu para 938.

Para o profissional da saúde aposentar-se nesta modalidade, necessita ter 25 anos comprovados de trabalho na área, com os seguintes requisitos: Trabalho em condições especiais e exposição a riscos de maneira permanente. Tais comprovações devem estar evidenciadas no LTCAT(Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho) e PPP(Perfil Profissiográfico Previdenciário).

“Se o trababalhador já estiver entrando no tempo para a aposentadoria, deve solicitar os documentos LTCAT e PPP no Recursos Humanos da Instituição e comparar se as informações estão condizentes com a realidade da função executada. Caso estejam diferentes e a instituição se recuse a ajustar, devem solicitar auxílio jurídico para terem acesso à aposentadoria especial”, alertou o advogado.

Fonte: SINTERMS

Arquivo(s) para baixar