publicado em 18 de Março de 2014 às 11:12 - Notícias

Presidenta do CONTER pede que Governo Regulamente Eleições Diretas para a Executiva Nacional e Requer Alteração do nome da Autarquia para Conselho Federal de Ciências Radiológicas

Fonte: Assessoria de imprensa do CONTER
12/03/2014

Em expediente enviado à presidenta da República Dilma Rousseff, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) oficializou apoio incondicional a duas importantes reivindicações da categoria, que já foram amplamente discutidas pelo colegiado.

O CONTER pediu ao governo que altere a nomenclatura dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia para Conselho Federal e Regionais de Ciências Radiológicas. Uma medida simples, suficiente para acabar com o problema semântico que exclui os profissionais de nível superior da autarquia.

“A nova nomenclatura vai legitimar nosso quadro profissional. Atualmente, alguns tecnólogos, embora a classe faça parte da categoria, se sentem desprestigiados. Vamos acabar de vez com isso, pois, com um novo nome, ainda que surjam outras profissões na área, não teremos mais problemas como este”, considera a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro.

No mesmo ato de ofício, o CONTER pediu à presidenta Dilma Rousseff a alteração do Decreto n.º 92.790/86, para a regulamentação de eleições diretas em todos os níveis dentro da autarquia. Aliás, não foram meras solicitações. Junto com o expediente, foram encaminhadas as respectivas minutas de lei.

Além de pedir eleições diretas, a diretoria executiva do CONTER sugeriu a redução dos mandatos de 5 para 4 anos e a limitação de apenas uma reeleição sucessiva.

“O posicionamento está feito. Não se trata de um gesto simbólico, vamos batalhar por isso. Mas, para sair do papel, a classe tem que ajudar a pressionar o governo, por e-mail e pelas redes sociais. Ajudem a pauta a matéria que faremos nossa parte, é só o que eu peço”, finaliza a presidenta Valdelice Teodoro.