publicado em 16 de Novembro de 2016 às 13:58 - Notícias

Plenário do CONTER aprova acordo de cooperação técnica firmado com Fundação do Câncer

Jônathas Oliveira/Assim CONTER

Para colaborar com a formação profissional e auxiliar no atendimento à demanda do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) aprovou, por meio de Resolução, o acordo de cooperação técnica firmado com a Fundação do Câncer. Veja os termos aqui.

Dessa forma, o Sistema CONTER/CRTRs reconhece a certificação das especializações desses profissionais, que estarão aptos a prestar o serviço radioterápico com a devida qualidade. No total, o programa irá capacitar 80 técnicos e tecnólogos em Radiologia ao longo de dois anos.

Para a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, o desenvolvimento técnico e científico desses profissionais abre portas para um atendimento de saúde mais completo e humanizado. “Precisamos de profissionais devidamente qualificados para atender a população. De acordo com o INCA, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá mais de um milhão de novos casos diagnosticados nas cinco regiões do país até 2030. É uma luta de todos nós”, explica a diretora.

Capacitação

O Hospital do Câncer de Barretos (SP) fez iniciativa similar e instaurou o programa de “Capacitação em Tecnologias da área de Radioterapia”. Dessa forma, os técnicos e tecnólogos em Radiologia que já atuam na área radioterápica terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. As aulas terão início a partir do dia 21 de novembro de 2016. Saiba mais e veja como se inscrever no programa aqui.