publicado em 1 de Outubro de 2016 às 09:22 - Notícias

Outubro Rosa: Previna-se contra o câncer de mama

Neste mês, acontece o movimento mundial Outubro Rosa. É momento de conscientização sobre a importância dos exames preventivos contra o Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres.

O SINTERMS destaca a importância do profissional da área de radiologia no momento da mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).

A recomendação do Ministério da Saúde é de que em geral deve-se fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade, com um intervalo entre os exames de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.

O auto-exame das mamas também é fundamental para a prevenção pois  neste caso a mulher pode encontrar alterações como caroços no seio. Neste caso, independente da idade, deve procurar imediatamente atendimento médico. Quanto antes a doença for identificada, maiores são as chances de cura. Veja abaixo como realizar o auto-exame.

 

Fonte texto: SINTERMS

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Radiologia de Mato Grosso do Sul
    Rua Maracajú, 371, Campo Grande-MS - 79002-214, Telefone: (67)-3384-5972/(67)-9292-1704 - email:[email protected]
    Todos os direitos reservados a “sinterms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas