publicado em 19 de Outubro de 2016 às 15:39 - Notícias

Outubro Rosa: Importância do Autoexame

No mês do Outubro Rosa, o SINTERMS vem destacar a importância do autoexame de mamas para a detecção de possíveis alterações. Por meio de uma ação continua, o autoexame pode possibilitar o tratamento do câncer de mama ainda no estágio inicial, reduzindo os riscos de óbitos ocasionados pela doença.

De acordo com o site Orientações Médicas (orientacoesmédicas.com.br) o câncer de mama é um dos mais incidentes nas mulheres brasileiras, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos,  sendo que no país  - nas últimas duas décadas - a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%.

O site destaca que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas.  “Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes o que causa maior sofrimento à mulher”.

Apesar do Autoexame ser recomendado pelos médicos e organizações da saúde, é fundamental a realização de mamografia (exame capaz de detectar lesões não palpáveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).

 

Veja abaixo, orientações do site Orientações Médicas para evitar o câncer de mama:

A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.

Algumas das precauções que podem ser tomadas:

    Fazer visitas anuais ao ginecologista;

    Fazer o autoexame uma vez por mês;

    Submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

A frequência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

Técnica para realizar o auto-exame de mamas:

 

Fonte: Sinterms com informações do site orientacoesmedicas.com.br e Ministério da Saúde

    Arquivo(s) para baixar
    Conteúdo Relacionado
    Sindicato dos Trabalhadores em Radiologia de Mato Grosso do Sul
    Rua Maracajú, 371, Campo Grande-MS - 79002-214, Telefone: (67)-3384-5972/(67)-9292-1704 - email:[email protected]
    Todos os direitos reservados a “sinterms” - Desenvolvido por Avalue Sistemas