publicado em 9 de Março de 2017 às 09:03 - Notícias

Membros do CONTER estão na mira da justiça

No dia 07 de março, o SINTARRE-SP (Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de São Paulo) publicou séria denúncia,  inclusive com apresentação de documentos processuais, sobre atos de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA pela atual gestão do CONTER (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia).

O sindicato também denunciou que o presidente do Conselho Regional de Radiologia de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso (12º Região) estão envolvidos no processo.

o SINTARRE-SP, citou os nomes de 9 membros do CONTER  que estão na mira da Justiça:

• VALDELICE TEODORO (Diretora Presidente)
  • HAROLDO FÉLIX DA SILVA (Diretor Secretário)
  • ABELARDO RAIMUNDO DE SOUZA (Diretor Tesoureiro)
  • ANTÔNIO CESAR CAVALCANTI JUNIOR (Advogado do CONTER)
  • VALTENIS AGUIAR MELO (Conselheiro Efetivo)
  • ANTÔNIO UBIRAJARA VELHO GOMES (Conselheiro Efetivo e Diretor Secretário do CRTR-6ª Região) - ACÚMULO DE CARGO
  • FONTAINE DE ARAÚJO SILVA (Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente do CRTR-16ª Região) – ACÚMULO DE CARGO
  • JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS (Conselheiro Efetivo – Região de Campinas/SP)
  • OLDEMIR LOPES FÉLIX (Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente do CRTR- 12ª Região) – ACÚMULO DE CARGO

O processo que averiga as irregularidades é de n° 0144386-66.2014.4.02.5101. Neste,  são descritas as seguintes irregularidades:

- Criação aleatória de Conselhos Regionais, que não são economicamente sustentáveis, com intuito de garantir votos, gerando assim altos custos para os cofres da Autarquia;

- Anulação indevida de eleições em determinados CRTRs;

- Instauração de processos administrativos contra Conselheiros Regionais por motivos puramente políticos;

- Intervenções incoerentes, nos quais seus interventores adquiriram dívidas exorbitantes, como é o caso dos quase 8 MILHÕES contraídos pelo CRTR-RJ. E sobre este montante, aproveitamos e questionamos o CONTER: QUEM VAI PAGAR ESSA CONTA? Seguiremos aguardando um posicionamento oficial que responda as nossas inúmeras perguntas.

Na matéria, o SINTARRE-SP critica a postura da atual presidente Sra. Valdelice Teodoro, ressaltando que desde 2002 quando assumiu seu 2º mandato, ela passou a ignorar todas as regras e os princípios éticos, articulando  diversas estratégias para anular processos eleitorais do Conselho Nacional, estipulando novas regras de votação indireta, contrariando assim ao que se dispõe no regulamento da Lei 7.394/85, que prevê eleições diretas tanto para os Conselhos Regionais quanto para o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.

O SINTARRE-SP pontua que durante 20 anos os profissionais da radiologia foram impedidos de participar democraticamente: “Ressalta-se que TAIS “ESTRATÉGIAS” DITADORAS E ANTIDEMOCRÁTICAS IMPUSERAM RESTRIÇÕES QUE INVIABILIZARAM A PARTICIPAÇÃO DA CATEGORIA em decisões importantes que dizem respeito à profissão. Sendo assim, ESTES 20 ANOS DE PODER DA SRA. VALDELICE NÃO PODEM SER CONSIDERADOS LEGÍTIMOS, UMA VEZ QUE A MESMA NUNCA PASSOU POR NENHUM PROCESSO ELEITORAL DURANTE TODOS ESTES ANOS e, portanto, estes mandatos não representaram e nunca representarão de fato os interesses dos profissionais da Radiologia”.

Na denúncia, SINTARRE-SP  faz um chamamento a todos os profissionais a Radiologia: “Não podemos assistir passivamente corruptos perpetuando-se no poder. Precisamos nos mobilizar e LUTAR EM FAVOR DA REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA DO CONSELHO NACIONAL. Só assim conseguiremos mudar a realidade da profissão e alcançar grandes progressos na Radiologia! A mudança irá acontecer quer eles queiram, quer não! Por isso, PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA: NÃO SE OMITA, LUTE POR UM CONTER ÉTICO, DEMOCRÁTICO E TRANSPARENTE!”

ACESSE O SITE DO SINTTARE-SP LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA E CONFIRA OS DOCUMENTOS QUE COMPROVAM O PROCESSO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ENVOLVENDO OS CONSELHEIROS DO CONTER: http://www.sintaresp.com.br/site/Noticias/861/corrupcao-no-conter-conselheiros-efetivos-respondem-a-processos-por-improbidade-administrativa

SINTERMS DEFENDE DEMOCRACIA

O SINTERMS avalia toda essa problemática com preocupação e apoia o SINTARRE-SP na luta pela democracia. O fortalecimento da categoria da radiologia a nível Brasil só ocorrerá por meio da democracia por isso o sindicato conclama todos os trabalhadores da base sindical de Mato Grosso do Sul para que lutem contra a corrupção e que acompanhem todas as notícias referentes a esta triste situação que lamentavelmente mancha a imagem dos profissionais de radiologia do nosso país.