publicado em 10 de Novembro de 2016 às 09:57 - Notícias

Carta aberta: Ex-presidente do SINTERMS Adão Júlio em mensagem à categoria

Carta aberta aos profissionais da Área de Radiologia de Mato Grosso do Sul

Amigos e amigas,

Com o sentimento de dever cumprido, anuncio que a partir da próxima gestão não integrarei a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Radiologia de Mato Grosso do Sul (SINTERMS). Venho por meio desta, agradecer aos trabalhadores que sempre caminharam comigo, confiando e apoiando as ações que executei como presidente. Agradeço aos diretores do SINTERMS, que comigo enfrentaram as lutas e asseguraram a representatividade do sindicato. Também, não poso deixar de enaltecer um agradecimento especial à minha família, que sempre compreendeu as minhas ausências momentâneas no lar para solucionar questões de interesse da classe dos trabalhadores em Radiologia.

Aproveito a oportunidade para anunciar o meu apoio à nova diretoria eleita encabeçada pelo estimado colega Fabricio Costa que assumiram no dia 09/11 a gestão 2016-2020. Destaco que continuarei a colaborar, no que for possível, para o fortalecimento da categoria.

Há cerca de 30 anos participo do movimento sindical de Mato Grosso do Sul. Foram muitas lutas, a começar pela maior Greve Geral da história da Santa Casa de Campo Grande, que contou com a participação de 90% (noventa por cento) de adesão dos trabalhadores em 1986, quando na época somente existia um sindicato que representava todos os trabalhadores da saúde, o Sindhesaúde. Desde então, os profissionais Técnicos em Radiologia se organizaram em busca da representatividade e tomaram a iniciativa de criar uma instituição sindical. Orgulho-me em fazer parte desta caminhada histórica.

Em 1989, precisamente no dia 09 de agosto, foi fundado o SINTERMS. No início foram momentos difíceis, porém vitoriosos pela luta daqueles que se empenharam em organizar a entidade sindical para defender os interesses e direitos da categoria.

Gestões Administrativas Sinterms

Estive à frente do SINTERMS por 3 gestões. Quando assumi a presidência, pela primeira vez, o sindicato se encontrava em situação financeira e administrativamente caótica, desacreditado pela categoria e também pela classe patronal. Até mesmo contas básicas como luz e telefone estavam atrasadas. Junto aos diretores, reerguemos o sindicato. No decorrer das gestões administrativas, reconstruímos e conquistamos a credibilidade, desta forma, ampliamos o número de sindicalizados.

As vitórias são resultados de muito trabalho com seriedade e respeito principalmente junto com os associados, que são os maiores bens do SINTERMS. Hoje, temos uma instituição sindical representativa, com localização central para melhor atender os trabalhadores, oferecendo assessoria jurídica, convênios e realizando homologações impedindo prejuízos aos trabalhadores da área de radiologia.

Agradeço a todos os colegas que fizeram parte da composição das diretorias nos três mandatos – os quais presidi – e que muito colaboraram para o engrandecimento e conquitas da categoria para que pudéssemos  reerguer o sindicato e  retomar a moral e reconhecimento da categoria e até mesmo da classe patronal, reconhecendo e respeitando todos os atos realizado pelo SINTERMS.

Agradeço a minha diretoria – que findou o mandato neste ano, sei que todos não mediram esforços para podermos honrar todos os compromissos assumidos em prol da nossa categoria.

Eu, enquanto presidente, procurei conduzir o sindicato nas 3 gestões dentro do maior respeito e responsabilidade ao SINTERMS e também aos colegas integrantes da nossa categoria, fossem associados ou não, com ênfase maior no empenho pelos interesses dos associados.

Não fizemos tudo o que gostaríamos por falta de tempo e até mesmo por falta de recursos financeiros, mas tenham certeza que fizemos o melhor que pudemos.

Peço desculpas por algum ato falho, enquanto dirigente sindical  e representante da classe profissional das Técnicas em Radiológicas, contudo, cresci muito em quase todos 0s sentidos, pessoal, profissional e humano. Fica aqui, meus sinceros agradecimentos.

Despeço-me com a consciência tranquila pois dediquei-me inteiramente a favor dos trabalhadores. A decisão de não participar da nova diretoria vem da convicção de já ter contribuído e também de possibilitar a  renovação, concedendo a oportunidade a novos trabalhadores a atuarem no âmbito sindical, na defesa da classe laboral. Enfatizo que ainda há o que percorrer e ainda existem conquistas a se alcançar. Por isso, continuarei com o meu apoio à diretoria e convido todos os profissionais a participarem. Mobilizem-se junto ao SINTERMS, sindicato forte é trabalhador sindicalizado e atuante!

Abraços Fraternos,

Adão Júlio da Silva